Matemática do Pré-Escolar

É opinião unânime a ideia de que quando um estudante não tem «bases» mais facilmente se perde nas aprendizagens matemáticas ao longo do seu percurso escolar. Isso deve-se ao facto da matemática ser uma disciplina fortemente estruturada e sequencial. O que já não é tão consensual é a fase de aquisição dessas ditas «bases» conceptuais. Este trabalho parte do princípio que isso sucede logo na idade pré-escolar; ideias importantes sobre Propriedades e Critérios, Primeira Dezena, Forma, Espaço, Padrões, Medida, Separações-Somas-Subtrações e Ordem das Dezenas são usualmente adequadas e podem ser trabalhadas na faixa etária 3-5 anos de idade. É claro que há toda uma pedagogia de abordagem, muito cuidada na passagem concreto‑abstrato, e ciente de que na faixa 3-5 a capacidade infantil sofre muitas variações.

Absolutamente essencial para que se possam trabalhar os ditos temas é a compreensão de alguns termos típicos a si associados. Nesta página podem ser encontrados alguns desses termos em Língua Gestual Portuguesa.

O modelo é simples, consistindo num triplo: imagem (dinâmica ou não), vídeo com gesto e vídeo com a explicação do conceito.

1- Propriedades e Critérios: A identificação de propriedades e o estabelecimento de critérios constituem dois assuntos basicares, transversais a toda a atividade pré-escolar. Estendem-se a tarefas típicas como agrupamentos, associações, correspondências,  identificação do intruso, observa e fala, etc. Para que possam ser realizadas com eficácia, é essencial a aprendizagem de alguns termos típicos, que apresentaremos em língua gestual portuguesa. Pode encontrar-se alguma informação sobre esta temática aqui.                                                                                     

                                                                                           Cores

                                                            

                                                                                      Posição/Tamanho                Classificações/Associações/Ações

2- Primeira Dezena: É no pré-escolar que a criança aprende a contar e a ordenar. Nessa medida, é nesta fase que acontece a aprendizagem dos conceitos basilares relacionados com os números. Os assuntos tratados, relativos à primeira dezena, podem ser subdivididos nas temáticas Cardinalidade, Numerais e Ordinalidade. Para que possam ser tratados com eficácia, é essencial a aprendizagem de alguns termos típicos relacionados com a numerosidade, que apresentaremos em língua gestual portuguesa. Pode encontrar-se alguma informação sobre esta temática aqui

                                                                                                  Cardinais

                              Numerais   

                                                                                                     Ordinais